terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Responsabilidade com o meio ambiente


Nem precisamos consultar os dados do Censo 2010 para saber o quanto Contagem cresceu nos últimos anos. Todos os dias temos provas reais do desenvolvimento industrial, comercial e de prestação de serviços que, consequentemente, culminaram no aumento populacional. 

O que temos que nos preocupar, na verdade, é que ainda há grandes espaços em nosso município que não estão ocupados, áreas estas, em sua maioria de preservação ambiental, ou seja, que devem ser preservadas para que não haja degradação ao meio ambiente e muitos outros prejuízos às próximas gerações.

Isso porque, a especulação imobiliária não pode mergulhar a cidade em um “caos” total, ou seja, se aumenta a população desordenadamente, o município não consegue se planejar bem, sobrecarregando o sistema de saúde pública, diminuindo a durabilidade do aterro sanitário com o aumento excessivo do lixo urbano, tornado o trânsito ainda mais caótico, dentre muitos outros problemas.

O principal dano que temos que nos preocupar é com o meio ambiente, porque grande parte dessas áreas que Contagem ainda dispõe estão localizadas na Área de Proteção Ambiental de Vargem das Flores (APA).

Contagem precisa continuar crescendo e se desenvolvendo, mas com responsabilidade.

Vamos ficar atentos! 

2 comentários:

Erivan disse...

Olá Jander! Sou o Erivan, ex-morador do Novo Riacho, seu vizinho de longa data. Hoje moro no Jardim Vera Cruz II, próximo aos Arturos, local abandonado pela prefeitura da cidade, bem como toda a região. Muito se fala em Meio-Ambiente, e tal. Mas e o meio onde vive o cidadão? Você, que esteve por todo este tempo junto ao governo municipal, explique uma coisa: O que leva um governo a ter tão pouco cuidado com a cidade, com a qualidade de vida dos cidadãos? Em Contagem, em especial nos dois mandatos da antiga prefeita, mas não exclusivo dela, o que vimos foi a cidade virar um caos. Não temos ruas limpas, a qualidade do piso das ruas é sofrível, mesmo com a gigantesca frota de veículos do município injetando 50% do IPVA na cidade. A TRANSCON é uma vergonha. Só pioram aquilo que já está ruim. Não fiscalizam nada, e posam de autarquia reguladora de trânsito. Andem de carro por Contagem e verão o quanto ela é eficiente. E os governantes, fazem o quê? Assistem ao sofrimento do povo de camarote? E o nosso Novo Riacho? Bairro antigo, importantíssimo para a cidade? Você mora por lá, sabe do que falo. Abandonado. A Mantiqueira, Você conhece o caos que impera por lá. Mas os parquímetros estão lá, tomando o dinheiro dos incautos, para quê? Qual o benefício? Porquê o privilégio para certos locais da cidade, e o esquecimento de outros? Vejam as praças: A qualidade das mais famosas ofusca o abandono das outras. Têm passado pela Praça Itaperuna? O que vemos é apenas um monte de legisladores indo e vindo, e nada sendo feito. Agora temos uma leva nova por aí, na qual está incluída sua filha. Ela está preparada para ajudar a mudar isto? Ou vamos continuar daqui a quatro anos discutindo os mesmos problemas? Hoje, conversei com um amigo que disse ter estado na Câmara Municipal, e ficou espantado com a quantidade de "assessores" de parlamentares nada fazendo, brincando, conversando, ou seja, torrando o dinheiro do povo sem produzir nada. Agora no começo é hora dos apoiadores de campanha se darem bem. Isto dói, porque são pessoas que nós conhecemos, gente do nosso meio, que se presta à este desserviço. Lamentável.
Abraço!!!

Anônimo disse...

As mudanças não dependem só dos políticos, dependem também dos cidadãos. Temos praças abandonadas? sim, muitas. Porem um dia ela foi entregue a população linda, com direito a visita do prefeito e foto pro jornal. O que falta é uma politica mais eficácia para a conservação das mesmas, não tem como a prefeitura cuidar de tudo. Mas já existem programas, como o "adote uma praça", que foi criado para "resolver" este abandono. Infelizmente, o programa não funciona com a mesma eficacia que deveria. Quando um empresário procura a regional em busca informações, encontra funcionários mal informados e despreparados. E pior, sem o menor interesse. Por isso eu digo: "O problema NÃO esta APENAS nos políticos, mas TAMBÈM no povo que os elegeram e só reclamam, reclamam e não fazem nada pra mudar.
Políticos roubam? sim, roubam (alguns talvez não), mas são reeleitos pelo mesmo povo que reclamam, condenam e porque? porque ele é bonitinho, elegante, educado, trata todo mundo bem... é meu vizinho.
Políticos não defendem os direitos dos cidadãos? Não, muitos não defendem, mas são reeleitos pelo mesmo povo, que não defendem o seu bairro, não defende seu vizinho, a escola do seu filho, sua cidade (reclamar e apontar os problemas não é defender). Os políticos não tem compromisso com a população? Não, muitos não teem. Mas, são reeleitos pelo mesmo povo que não assumem o compromisso para com a educação de seus filhos. Não importam se eles estão cumprindo os deveres de "pequeno cidadão". Não se importam que a escola que o matricularam, estão cumprindo com o compromisso para uma boa educação (escola + pais = parceria de sucesso). Eles são reeleitos pelo mesmo povo que, que só se preocupam com o que vão ganhar com isso e aquilo, se fizer algo.
Não defendo políticos, não defendo pessoas. Não condeno políticos, não condeno pessoas.
Não dá pra fazer o que esta sendo feito a anos.
Dizer que a educação é dever dos país. Não a educação é dever dos pais, da escola e do governo. A obrigação de fazer pelo povo não esta SÓ nos políticos, mas sim para com aqueles que o elegem.

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Obrigado.